Friday, March 9, 2012

Horta Biológica CNN - missão

Esta horta, como as verdadeiras hortas comunitárias, não tem talhões nem divisões, não existe sistema de propriedade, pagamentos, etc.

Quem quer, vem, ajuda, participa, aprende, colhe e usufrui de coisas por si cultivadas em partilha e comunhão com outros elementos da comunidade.

Existe um  coordenador que é somente quem orienta trabalhos, porque está sempre lá, enquanto outros vão e vêem e estão quando podem.

Existe um regulamento que serve para que todos os que entram, se comprometam a respeitar e estar em harmonia com todos os outros participantes e coordenador.

Pressupõe uma organização e que pelo menos nas primeiras vezes vão grupos, o que se torna mais agradável e também fácil de gerir energias e participações, formação, etc.

De resto é livre, gratuita, espontânea e com o único compromisso de cada um participar só na medida do que lhe é possível em cada momento. Com boa atitude, boa energia e espírito positivo.

Regras únicas, sem químicos, respeito pela Natureza, respeito pelos outros, sem conotações politicas ou qualquer grupos de activismo.

Agricultura e Partilha, nos sentidos mais simples da palavra.


Sunday, February 26, 2012

Organisação

Estamos neste momento a falar com outras hortas comunitárias para definir, estrutura, regras, objectivos etc. Pouco a pouco irei publicar aqui as ideias que surgem e os eventos que pretendemos realizar. Estejam atentos a este blog........

Inicio

Juntamos uns amigos do Clube Nacional de Natação (CNN) e criamos uma horta biológico no fantastico espaço que o Clube tem na Rua de São Bento 209 em Lisboa. Quem não conhece o espaço nem sonha  que seja possível ter uma horta comunitária no centro de Lisboa.  A primeira plantação foi em Outubro 2011 com alface frisada, alface frances, alface roxa, couve portuguesa, couve galega, couve coração, e muitas outras coisas. Tem corrido muito bem.


Mas o principio foi arduo. O Clube usava esta espaço para dispor dos detritos apanhados no espaço principal do Clube. E ninguem tratava desta area. O primeiro contacto foi assim:


Pouco a pouco os canteiros tornaram-se visíveis e esta area começou a ter vida propria.


Em fins de Outubro veio uma ameaça de chuva torrencial e granizo. Montamos uma rede de primeira protecção, só que nem granizo nem chuva!


O Clube tem uma mina de agua com uma bomba submersível o que ten sido uma ajuda fantastica nestes tempos de muito sol e pouca agua. E assim as plantas crescem e crescem,  incluindo as daninhas. Como pretendemos ter uma produção biológica temos que arrancar as daninhas à mão. Mas quando o produto chega à mesa nota-se uma diferença extraordinaria. Não tem comparação com vegetais comprados nas lojas. Muito melhor e muitíssimo mais saudável!